- Ai meu Deus, Atena! Será por isso que eu nunca consigo acertar meu bolo?
- É bastante provável.
Mas como tudo na vida tem solução, para inaugurar a coluna de ciências vamos te ensinar um truque para descobrir se teu forno esquenta pra mais ou pra menos! Você só precisa ter um pouquinho de paciência porque se o forno estiver muito descalibrado será necessário repetir o teste algumas vezes, felizmente você só precisa de papel alumínio ou forminha descartável que vá ao forno, açúcar e relógio.
Esse teste foi o primeiro laboratório do curso que fiz de ciências gastronômicas e está relacionado com termodinâmica. No final, aplica-se uma fórmula simples para descobrir a temperatura real correspondente ao mostrador, mas como eu sei que ninguém vai cozinhar com a calculadora do lado, vou apenas explicar como se faz o teste para descobrir uma média. Essa técnica é descrita no livro Cozinha Geek de Jeff Potter e pode ser acessada aqui.
Para executá-lo precisamos de um material que tenha uma transição de fase em alguma temperatura crítica, ou seja, um material que derreta a x graus. O material perfeito para esse teste é o açúcar. O ponto de fusão do açúcar de mesa é de 186ºC.
Escolhido o material ideal para o teste, vamos sintonizar o forno perto da temperatura crítica da sacarose e esperar que ela mude de estado: de sólido para líquido. Se nada acontecer, precisamos repetir a operação elevando 5ºC por vez, até que algo aconteça. Se o material queimar, teremos que repetir a operação reduzindo a temperatura. É um ensaio científico, necessita de atenção e dedução.
Descobrindo a temperatura do forno!
Materiais:
- 1/2 colher de sopa de açúcar refinado- Papel alumínio ou forma. (Caso escolha o alumínio, faça um "pratinho" dobrando a folha para facilitar o manuseio)
Procedimento:
1- Preaqueça o forno a 180ºC por 15 minutos.2- Coloque o açúcar na forma ou alumínio. Espalhe um pouco para que não fique muito amontoado.
3- Leve ao forno por 15 minutos.
4- Retire do forno e observe se o açúcar derreteu.
5- Se o açúcar derreteu, seu forno pode estar esquentando demais. Lembre-se que ele deveria derreter apenas a 186ºC. Faça o teste reduzindo a temperatura em 5ºC. Aguarde mais 15 minutos para o forno atingir a temperatura correta.
6- Se o açúcar não derreteu faremos o contrário, aumente a temperatura no mostrador em 5ºC, aguarde 15 minutos, coloque o açúcar e deixe por mais 15min.
7- Verifique novamente se houve mudança.
8- Repita a operação até encontrar o ponto correto.
Quando encontrar a temperatura correta, anote o número. Ele vai seu ponto de referência de temperatura real do seu forno.
Por exemplo: meu forno estava indicando 195ºC quando o açúcar derreteu. Quando eu precisar assar um bolo a 200ºC, já sei que preciso calcular uns 5% a mais pra atingir a temperatura desejada. Nesse caso seria em torno de 210ºC no mostrador no forno.
Como na minha casa eu não costumo fazer pratos que precisam de precisão na temperatura, não me custa nada fazer o ajuste manualmente, mas se a diferença do seu forno for muito grande, eu sugiro que você chame um técnico autorizado para regulá-lo.