Acho que no Brasil toda família tem sua própria receita de pudim, né? A minha receita de família eu aprendi com meu pai, que faz o melhor pudim de leite condensado do mundo <3!
Eu sempre gostei muito de fazer doces pois minha bisavó era doceira lá em Carazinho/RS e minha infância foi rodeada por negrinhos e branquinhos, Rei Alberto (receita bem conhecida no Sul) e o pudim molinho do meu pai.
Cada um prefere com uma consistência diferente, com ou sem bolinhas, mas eu gosto de pudim de qualquer jeito. Não sei os segredos para fazer de outro jeito porque essa é a única receita que eu faço. Mas vamos deixar de papo e vamos trabalhar?
Pudim de Leite Condensado
Rendimento: 1 forma tradicional de pudim
Ingredientes:
- 6 ovos grandes
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida da lata de leite integral
- 1/3 xícara de açúcar refinado para a calda
Utensílios:
- Forma para pudim
- Panela que caiba a forma e consiga tampar (banho-maria)
- Liquidificador
Modo de Preparo:
- No liquidificador, colocar os 6 ovos (abra um ovo por vez em outra vasilha para não ter surpresas com ovos estragados!). Adicionar o leite condensado e o leite integral.
- Bater a "massa" por alguns instantes, até que esteja homogêneo.
- Na forma de pudim, adicionar 1/3 xícara de açúcar e levar ao fogo baixo para fazer o caramelo. Nesse passo é importante lembrar: NÃO fique mexendo no caramelo ou o açúcar vai empedrar. Espere que as bordas derretam e vá girando a forma até que toda a base esteja mole. Depois que mais da metade do açúcar estiver derretido, pode utilizar uma colher para auxiliar no processo. Tome muito cuidado para não queimar, ou ficará amargo pra caramba!
- Quando o caramelo estiver totalmente derretido, vá virando (com uma luva) a forma para cobrir as laterais.
- Deixe esfriar rapidamente para endurecer o caramelo e coloque a "massa" que esta no liquidificador. Se você colocar com o caramelo ainda quente, ele vai se misturar e não vai fazer calda no final.
- O banho-maria: Coloque a panela com água suficiente para cobrir 2/3 da forma e deixe ferver.
- Coloque a forma já com caramelo e a massa no banho-maria e tampe.
- Deixe em fogo muito baixo por aproximadamente 30 minutos ou até que você perceba que já está cozido.
- Desligue o fogo, tire a forma do banho-maria e deixe esfriar na bancada, tampada.
- Para desenformar, você pode dar uma leve aquecida na forma com a chama do fogão (o caramelo vai esquentar e derreter levemente facilitando o serviço). Se não der certo, utilize uma faca sem serra para auxiliar.
- Escolha o prato para servir, vire-o sobre a forma e gire rapidamente de uma só vez tudo junto para ter sucesso nessa etapa!
- Deixe na geladeira por aproximadamente 2 horas ou até estar bem gelado.
- Bom proveito!!!