10 Regras para fazer café na Moka!


Meu primeiro contato com uma Moka foi no mínimo engraçado, e logo de cara aprendi a principal regra dessa cafeteira italiana: Não pode lavar com detergente!, e aprendi levando uma bronca do meu roomie que me encontrou na pia esfregando uma Bialetti.

Sim, quando você chega na Itália a primeira coisa que pensa é: esse pessoal não gosta muito de arear alumínio como nós, então farei esse serviço! Nove entre dez casas italianas tem uma Moka, as vezes duas ou três, depende de quantas pessoas moram alí. Apartamentos mobiliados para aluguel também já vem com cafeteira inclusa. Pode não ter panela, tábua de corte ou faca de chef, mas cafeteira sempre tem!

Não sou especialista mas é fato que café feito na Moka tem sabor, corpo e cor diferente. Ele é consistente, persistente e ... forte! Assim como o expresso que se toma nos bares pela Itália, a medida individual é pequena mas a qualidade enorme.

Além da regra número 1: não utilizar sabão ou esponja abrasiva, existem outras coisas que não podem ser esquecidas para atingir a perfeição na tiragem do café, então vamos lá:

 10 regras para fazer café na Moka


1. Não lave a moka com detergente, apenas com água. Depois de um tempo vai se formar umas crostas de calcário, deixe-a de molho em água e vinagre, depois enxágue.

2. Escolha uma boa mistura de café e conserve num pote hermético. Para manter o aroma, mantenha na geladeira. Utilize café moído especificamente para moka. Ele é mais grosso que o consumido no Brasil. O pó pode passar junto com a água e acumular no fundo da xícara.

3. Utilize apenas água fria e pouco calcária, se possível.

4. Encha a parte de baixo com água até a válvula. Se colocar acima dela, terá um café mais fraco.
5. Não aperte demais o pó de café, pois a água precisa passar com facilidade por ele. Faça formar uma pequena "colina" quando preencher o filtro e feche.

6. Aperte bem a sua cafeteira.
 
7. Fogo baixo e tampa aberta.

8. Em Nápoles, existe uma outra regra: tampa aberta e uma colher voltada para baixo, tampando a saída de café.

9. Assim que o café começar a subir, desligue o fogo e deixe sair o resto naturalmente. O café perfeito sai em torno de 60ºC, quanto mais alta a temperatura, mais terá sabor de queimado.

10. Antes de servir, misture o café com uma colher, para deixar o líquido homogêneo.


Fazer café na Moka para os convidados é divertido e dá um toque de informalidade, mas tomara que ninguém fique receoso com o acúmulo de café nas arestas da cafeteira! :D